Como pensamentos distorcidos podem destruir seu relacionamento

Saiba como pensamentos distorcidos podem destruir seu relacionamento

Caso 1

Larissa estava em uma festa e foi apresentada por um amigo a Alex. Enquanto conversavam, Alex nunca olhava para ela, apenas por cima dos ombros ou para outros lados do salão. Larissa começou a pensar que ela não era interessante o suficiente, que agora ela tinha certeza de que ninguém nunca ia se interessar por ela. Imediatamente, Larissa ficou triste e com vontade de ir embora.

Porém, Larissa não sabia que Alex sofria com timidez, que essa era a primeira vez em 2 anos que ele ia para uma festa, e estava bastante constrangido e com medo de decepcionar as pessoas em sua volta.

Caso 2

Claudio queria presentear sua esposa, Lívia, mesmo sem data especial, pois a via muito estressada. Comprou um perfume que ela gostava e a levou para jantar. Lívia pareceu tensa e não demonstrou tanta alegria ao ganhar o presente. Claudio começou a pensar que ela era muito exigente, que não tinha gostado do que ele fez, que o largaria por uma pessoa melhor. Imediatamente, Claudio ficou irritado e o jantar foi um desastre.

Porém, Lívia estava preocupada com dinheiro, estava com medo de ser demitida depois de algumas mudanças que aconteceram na empresa e pensando que esse dinheiro poderia fazer falta se isso acontecesse.

Caso 3

Gabriela terminou seu namoro com Paulo depois de descobrir mais uma traição. Estavam separados há 2 meses, e ele pediu para voltar. Foi atrás dela inúmeras vezes, se declarou, fez promessas, deu atenção, estava sempre perto e se mostrava muito apaixonado. Gabriela começou a pensar que ele realmente poderia ser o homem da sua vida, que merecia mais uma chance, que ainda poderiam ser felizes e não queria se arrepender de perdê-lo.

Porém, Paulo estava carente e só foi atrás de Gabriela para não se sentir sozinho. Mas não a amava de fato, e no fundo pensava que se encontrasse outra pessoa, iria terminar com ela.

Caso 4

Maurício chegou bastante chateado em casa porque seu carro havia quebrado e achou que sua esposa não deu a mínima importância para sua preocupação. Maurício começou a pensar que ela não o amava de verdade, que não se importava com o sofrimento dele, ficou muito irritado e saiu de casa batendo a porta com força. Sua esposa ficou surpresa, pensou que não iria admitir aquilo e em uma ligação eles se xingaram e falaram em separação.

Porém, Maurício estava sobrecarregado com o trabalho há dias e não havia conversado sobre isso com a esposa para não a preocupar. Ela tentou apaziguar a situação do carro, mostrando que isso era um problema bobo que eles iriam resolver, e fez isso para não aumentar a preocupação dele com relação ao carro.

Existe uma relação direta entre o modo que você pensa e o que você sente: suas emoções são resultado do modo como você interpreta tudo que acontece. Isso é um processo neurológico, toda situação que você vivencia precisa ser processada pelo seu cérebro para que faça algum sentido e se torne uma memória.

Se sua compreensão dos fatos for correta, suas emoções serão coerentes e seus comportamentos serão saudáveis. Se sua percepção for distorcida e deturpada, sua resposta emocional e comportamental tende a ser autodestrutiva e sabotadora.

Você interpreta os fatos através de uma série de pensamentos que passam pela sua cabeça o tempo todo (e são muito rápidos). Esses pensamentos podem ser distorcidos ou não, por isso é importante aprender a não acreditar imediatamente em tudo que você pensa. Não é porque algo passou pela sua cabeça que necessariamente é verdade.

Criar o hábito de questionar seus pensamentos pode te ajudar a ter muito mais equilíbrio e harmonia em todos os seus relacionamentos. Se a sua vida tem sido prejudicada por conta desse padrão de pensamentos, busque ajuda profissional o quanto antes. A Terapia Cognitiva Comportamental é uma das primeiras abordagens terapêuticas que teve sua eficácia demonstrada por rigorosas pesquisas científicas e tem todas as ferramentas para te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *